quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Divulgação dos vídeos selecionados para a 4ª Mostra de Vídeo Popular de São Carlos:

Recebemos muitos vídeos, todos muito bons e ficamos muito felizes em assistir um pouco da produção nacional feita de maneira popular com tamanha qualidade. No entanto, não podemos passar todos, portanto selecionamos os seguintes, que se adequaram melhor dentro do proposto pelo nosso regulamento, para estarmos exibindo na Mostra:

- "Progresso e Desordem": documentário, 2012, 16min, RJ, sinopse: Breve registro da onda de protestos realizados por movimentos estudantis, ativistas e sindicais contra a ideia de progresso sustentada pelo governo estadual e municipal no ano de 2012.

- "Cabeça de Papelão": animação, 2012, 20min, RJ, sinopse: Antenor é absolutamente sem importância social e é diferente dos demais. Convencido de que a razão de seus problemas é sua cabeça, ele troca-a por uma de papelão.

- "Uma tonelada de Maracatu": documentário, 2013, 88min, SP, sinopse: "[...] é um documentário que conta como o Maracatu foi e é difundido na cidade de São Paulo. Toda a história é contada por meio de depoimentos e apresentações dos grupos e pessoas que fazem parte de todo esse contexto.
Nomes como Raquel Trindade, Bia Withaker, Leandro Medina, Eder o Rocha, Jesum Biasin e os grupos Arrastão do Beco, Baque Bolado, Baque das Ondas, Bloco de Pedra, Cangarussu, Caracaxá, Ilê Alafia, Lelê de Oyá, Mucambos de Raiz Nagô, Nação São Miguel, Quilombaque e Porto de Luanda fazem parte desse filme que foi produzido de forma independente pelo grupo Bandô Filmes com realização do Programa VAI da Prefeitura de São Paulo."

- "Mina da Liberdade": documentário, 2013, 25min, MA, sinopse: Mina da Liberdade propõe uma imersão no universo cotidiano do Ilê Ashé Ogum e Sogbô durante a preparação para os 3 dias da festa para Ogum, santo da Casa, localizada no Bairro da Liberdade, em São Luís, no Maranhão.
O documentário conta com entrevistas realizadas com Pai Airton e demais integrantes da Casa e contempla um passeio estético sobre as atividades da Casa.
O documentário conta com entrevistas realizadas com Pai Airton e demais integrantes da Casa e contempla um passeio estético sobre as atividades da Casa.

-"Belo Monte, Anúncio de uma Guerra": documentário, 2012, 104min, SP, sinopse: Um filme financiado pelo público, do Xingu para o mundo. Trata-se de um envolvente documentário que tem como foco a luta dos povos indígenas por terra, respeito e preservação ambiental. O estopim foi a decisão do Governo de implantar a usina de Belo Monte, o que irá afetar o modo de vida de comunidades indígenas que dependem do Rio Xingu. Desse modo, este documentário questiona o modelo de desenvolvimento proposto para a Amazônia.

- "SENTIDOS DE LIXO: Uma experiência compartilhada": documentário, 2013, 15min, SP, sinopse: Realizado pelos produtores de Leitura de Barraco (2009), o documentário Sentidos de Lixo: uma experiência compartilhada remonta as trajetórias pessoais e científicas dos pesquisadores do E-L@DIS, Laboratório Discursivo da USP de Ribeirão Preto-SP, a partir de suas incursões à Cooperativa Mãos Dadas, local onde o lixo reciclável é triado por agentes ambientais em um bairro da periferia da mesma cidade. Através deste encontro podemos vislumbrar pontos de contato entre os indivíduos e os materiais ao mesmo tempo em que reciclamos idéias e conceitos.

- "BARRACINE: Tapete Verde": documentário, 2013, 14min, RS, sinopse: Um relato sobre o Barra Cine, uma Mostra binacional de curtas metragens (Brasil e Uruguai)que acontece na Barra do Chui - Santa Vitória do Palmar - RS, por um cinema sem fronteiras. Uma exposição sobre os preparativos da Mostra e a apresentação dos curtas e as outras atrações do evento.

- "Codinome beija-flor": documentário, 2012, 20min, RS, sinopse: Viver é correr riscos. Com os relacionamentos, aprendemos a viver. Há marcas que são levadas para o resto da vida.

- "Resistência dos Vaga-lumes": documentário, 2012, 57min, RJ, sinopse: Resistência dos vaga-lumes documenta o cotidiano do pré-vestibular comunitário Associação Mangueira Vestibulares (AMV), a partir da fala daqueles que fazem a história deste movimento social e político criado no Rio de Janeiro, em 1990.

Parabens a todos!

A Mostra ocorrerá entre os dias 30 de setembro e 04 de outubro. Logo mais a programação, com os locais e horários de exibição, será divulgada por aqui e na nossa página: www.facebook.com/mostradevideopopularsc

Nenhum comentário:

Postar um comentário